PSDB lidera bloco na Câmara com 11 partidos e 201 votos


Cristiana Lôbo - G1

Resultado de imagem para nilson leitão psdb
Deputado Nilson Leitão, Líder do PSDB na Câmara

No começo da noite de quarta-feira (21) foi formalizado bloco partidário na Câmara, liderado pelo PSDB, reunindo 11 partidos de centro-direita que somam 201 votos - que passa a ser a maior bancada na Casa.

(Atualização: pelo acordo entre os partidos, o líder do bloco será o deputado José Rocha, do PR. O texto foi atualizado nesta quinta (22), às 16h16)

Inicialmente, o bloco seria liderado pelo PR, que tem 37 votos, mas, com a adesão do PSDB que tem 46 votos, a praxe é a liderança ser representada pelo líder de maior partido.

O bloco reúne partidos médios e pequenos de centro-direita: PSDB, PR, PSD, PRB, SD, PPS,PV, PTB, PROS, PSL e PRP, partidos que, em comum, têm o fato de não terem candidato a presidência da República - com exceção do PSDB, que deve lançar a candidatura de Geraldo Alckmin. O Podemos integrava o bloco quando liderado pelo PR, mas saiu do grupo com a entrada do PSDB.

Se esta aliança entre 11 partidos na Câmara for projetada na eleição presidencial, o candidato tucano teria o maior tempo de televisão na corrida eleitoral. A adesão do PSDB ao grupo aconteceu nesta quarta, mesma data em que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, passou o dia em Brasília.

Além disso, o novo líder da bancada, Nilson Leitão, sempre foi um parlamentar identificado com outros partidos do chamado "Centrão, o que facilitou a entrega do partido no grupo.

A formação do bloco com 201 deputados dará ao grupo cadeira importante na Comissão de Orçamento que vai definir o orçamento do novo governo e também definir o repasse de recursos para a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, reduz a importância dos grandes partidos, como o PMDB e relativiza o papel do presidente da Casa, Rodrigo Maia.

Comentários